UFVJM inicia celebrações de 20 anos neste sábado, 24/5, em Diamantina 644i5s

Programação é aberta ao público e contará com exibição do vídeo de entrega do título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento e apresentação musical Concerto para Bituca
Com uma programação especial aberta ao público, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) dá início às celebrações do seu aniversário de 20 anos neste sábado, dia 24 de maio. A solenidade será realizada no Mercado Velho, em Diamantina (cidade-sede da instituição), a partir das 19h, e terá como destaques a exibição do vídeo de entrega do título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento, realizada em 30 de abril, e a apresentação musical Concerto para Bituca, da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina.
Na programação estão previstos também o lançamento da campanha comemorativa dos 20 Anos, que tem como foco principal homenagear a comunidade acadêmica da universidade, e a de um termo de cooperação cultural entre a universidade, a Prefeitura de Diamantina e as empresas Strategia Cultura e Comunicação e Almôndega Filmes, responsáveis, respectivamente, pelo Festival de História (fHist) e Festival de Cinema de Diamantina (FCD). As parcerias visam à realização dos eventos de comemoração, que se estenderão até o mês de setembro, data oficial do aniversário da universidade (8/9).
O reitor Heron Laiber Bonadiman destaca o empenho e comprometimento com que as comemorações estão sendo planejadas e o envolvimento de instituições parceiras, o que demonstra a importância e o alcance regional da universidade. “Valorizar o ado e celebrar o presente são maneiras de investir no futuro; por isso estamos preparando uma programação intensa e diversa, que incluirá ações nos campi fora de sede, com o objetivo de envolver e valorizar toda a nossa comunidade acadêmica”, detalha o reitor.
Homenagens a Milton Nascimento 254w2e
O evento de lançamento das celebrações de 20 anos da universidade guarda um momento especial de homenagens ao cantor, compositor e multi-instrumentista Milton Nascimento, recém-condecorado com o título de Doutor Honoris Causa da UFVJM. Concedido pelo Conselho Universitário (Consu) em dezembro de 2024, o título foi entregue ao artista em cerimônia reservada, em sua casa no Rio de Janeiro, no último dia 30 de abril. Durante o evento, toda a emoção da entrega da condecoração será transmitida em vídeo ao público presente. E as homenagens continuam com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina e seu Concerto para Bituca, encerrando a noite festiva.
UFVJM: 20 anos como universidade; 72 anos de história
A UFVJM foi criada em 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas a história começou em 1953, quando o diamantinense e então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitscheck de Oliveira, fundou a Faculdade de Odontologia de Diamantina. Em 1960, foi transformada em Faculdade Federal de Odontologia (Fafeod) e, em 2002, pautada na busca pela excelência em ensino e apoio à comunidade regional, tornou-se Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid).
Em 8 de setembro de 2005, foi publicada a Lei nº 11.173 no Diário Oficial da União, que transformou Fafeid em Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A implantação da universidade nos referidos Vales representou a interiorização do ensino público superior no estado de Minas Gerais, possibilitando a realização do sonho da maioria dos jovens aqui inseridos de prosseguir sua formação acadêmica.
Atualmente, a UFVJM está presente em Diamantina, Teófilo Otoni, Janaúba, Unaí e Couto de Magalhães, além de mais de 30 polos de educação a distância, abrangendo as mesorregiões do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Noroeste e Norte de Minas Gerais. Oferece 46 cursos presenciais de graduação, 27 de mestrado e 9 de doutorado. Nos polos de EaD, são 5 cursos de graduação e 6 de pós-graduação. A comunidade acadêmica é formada por mais de 9 mil estudantes, mais de 900 professores, mais de 700 técnicos istrativos e mais de 400 colaboradores terceirizados.
A UFVJM é uma das principais universidades do estado, oferecendo ensino superior público, gratuito e de qualidade. Além disso, produz pesquisas de ponta, ciência avançada e realiza ações de extensão que impactam mais de 3 milhões de cidadãos.
Comentários 5l2x4u