Andressa Marques participa do Sempre um Papo em Paracatu 485ip

 Andressa Marques participa do Sempre um Papo em Paracatu

A escritora Andressa Marques é a próxima convidada do Sempre Um Papo em Paracatu, patrocinado pela Kinross. A autora participa do projeto para lançar seu mais recente livro, ”A construção”, em conversa mediada por Rose Bispo, seguida por sessão de autógrafos. O evento acontece em Paracatu no dia 29 de maio, quinta-feira, às 19h, no Museu Histórico Municipal de Paracatu, com entrada gratuita.

O Sempre um Papo tem o patrocínio da Kinross via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Academia de Letras do Noroeste de Minas e apoio da Prefeitura de Paracatu. 

Sobre o livro 

Romance de estreia da brasiliense Andressa Marques, “A construção” (Editora Nós, 2024) foi vencedor do concurso Toca Literária. A obra apresenta a trajetória de Jordana, jovem estudante que faz parte da primeira geração de cotistas nas universidades públicas brasileiras. Com uma prosa poética e envolvente, o livro narra a jornada de autodescoberta desta protagonista, enquanto reescreve histórias que pareciam condenadas ao esquecimento. De Taguatinga à Universidade de Brasília (UnB), Jordana enfrenta os desafios e descobertas do ambiente universitário, desde o nervosismo do primeiro dia de aula até as complexas interações com outros alunos e professores. 

“A construção” também explora a história dos trabalhadores que construíram Brasília, na segunda metade do século XX, destacando a precariedade e os sacrifícios da criação da capital. Dessa forma, ao mesmo tempo que lança um olhar sobre o futuro, a autora tece uma reflexão sobre o ado, abordando temas como desigualdade, modernização, família, cultura popular e a busca por identidade. 

Andressa Marques nasceu em Taguatinga, Distrito Federal, em 1986. É escritora, professora, doutora em Literatura pela Universidade de Brasília e, assim como a protagonista de “A construção”, também fez parte das primeiras turmas de cotistas do país. 

Rose Bispo, a mediadora da conversa, é quilombola, capoeirista, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e Gestora da Igualdade Racial em Paracatu. 

Sempre Um Papo – 39 anos

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

Patrocinado pela Kinross, o Sempre um Papo realizou sua primeira temporada em Paracatu em 2024, levando à cidade personalidades como Thiago Lacerda, Geni Núñez, Bianca Santana, Ângela Gutierrez, Denise Fraga e Fabrício Carpinejar. Em 2025, o Sempre Um Papo em Paracatu começou com a participação da escritora Socorro Acioli.

Serviço:

Sempre Um Papo Paracatu recebe Andressa Marques

Dia 29 de maio, quinta-feira, às 19h

Local: Museu Histórico Municipal de Paracatu (Rua Joaquim da Silva Pereira, 398. Centro)

Informações: www.sempreumpapo.com.br – @sempreumpapo

Comentários 5l2x4u

O Lábaro 356t62

Posts Relacionados 3x6i40